top of page

Baby Blues

Oi, meus amores! Tube bem?

Quanto tempo que eu não apareço por aqui né? Ja estavam com saudades?

Para voltarmos com tudo esse ano, eu resolvi que meu primeiro post seria sobre o Baby Blues. Muitas pessoas não sabem o que é, e não é tema muito abordado.

Resolvi dividir com vocês um pouco da minha experiência e esclarecer algumas coisas sobre o tema.

Espero que gostem!

Com o nascimento do bebê, as mulheres se sentem muito felizes e exaustas ao mesmo tempo.

Após o parto algumas mulheres passam por um período onde sentem certa tristeza e fortes alterações de humor, essa fase é conhecida como "blues puerperal" ou "baby blues". Logo depois que a Manuella nasceu eu me sentia muito cansada, muito presa em casa, e meu humor mudava radicalmente de uma hora para outra. Nem eu sabia direito o que estava acontecendo, pois aquele momento deveria ser o mais feliz para mim.

Eu me sentia muito emotiva, queria chorar por tudo, os primeiros dias eram dificeis, me sentia muito cansada, falta de sono, e tinha grande incerteza sobre o que viria pela frente.

Essa tristeza pós-parto está normalemente relacionada a mudanças hormonais que acontecem alguns dias após o parto, quando os hormônios da gestação somem e a produção de leite começa. De acordo com algumas estatísticas, cerca de 60 a 80% das mulheres passam por isso pouco depois de dar à luz, e muitas delas se sentem ansiosas, incapazes de dormir, e com a impressão de estarem presas nesta situação.

Pode haver também mudança no apetite, por exemplo, eu nao conseguia comer quase nada, passava muito mal, uma das poucas coisas que conseguia manter era bolachas de água e sal, e suco de limao sem açúcar.

Irritabilidade, preocupação excessiva quanto ao seu papel de mãe e até uma sensação de que a maternidade sempre será dificil, não prazerosa, são outros sintomas e sensações.

Ás vezes os motivos da tristeza são até bobos, mas nem por isso a vontade de chorar cessa.

Todos esses sentimentos são normais, são presenciadas nas primeiras semanas após o nascimento do bebê, geralmente essa sensação vai embora em duas ou tres semanas. Em alguns casos essa melancolia persiste por mais tempo. As responsabilidades com a chegada do neném podem parecer pesadas demais, e para muitas mulheres a ficha de ter se tornado mãe só cai quando se está em casa com o novo serzinho. Melancolia e tristeza NÃO são doença, e desaparecem por conta própria, sem necessidade de tratamento psicológico ou algo do tipo. Muitas pessoas ainda confundem o baby blues com a depressão pós-parto, pois os sintomas são parecidos. Entretanto, se você tem histórico de depressão ou se há casos na sua família, a depressão pós-parto é uma possibilidade e deve ser levada a sério. Caso os sintomas sejam preocupantes, como pensamentos suicidas ou incapacidade de cuidar de si mesma ou do bebê , a ajuda de um especialista e insdispensável.

Um recado para os familiares e amigos: O que a mulher precisa para que essa sensação se dissipe é de seu apoio, de descanso e um tempo para ela mesma. É necessario que as pessoas ao redor dela sejam pacientes e estejam dispostos a ouvi-la. Deixe-a chorar à vontade e ajude-a nas tarefas. Ou seja, acima de tudo, demonstre seu apoio incondicional nesta fase. Isso fará uma enorme diferença.

Fiz com muito carinho, e espero que tenham gostado!

Se gostaram, compartilhem com seus amigos, e deixem um joinha na página do Facebook, comentem!

Muito obrigada pelo carinho!

Um super beijo!

Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page