top of page

Diário de gravidez #13

Oi meus amores! Tudo bem com vocês?

Finalmente estou postando a continuação do diário de gravidez, hoje venho contar um pouco da minha 38ª semana!

Espero que gostem!

Como contei para vocês, a minha obstetra não conseguiria me atender até o dia 24 de outubro, perto da data prevista para a Manu nascer, devido a uma viagem a trabalho.

Ela deixou uma carta comigo, pedindo que eu realizasse exames de rotina na maternidade que planejei ter a Manu. Pediu para que eu fosse lá na 38ª e na 39ª semana, para realizar um exame de cardiotocografia e o exame de toque.

Fui na quarta-feira passada no pronto socorro da maternidade, retirei a senha e esperei até ser chamada.

Primeiro tive que passar na triagem deles que se chama “acolhimento”, para medir a pressão, a temperatura, falar quais vitaminas e remédios estava tomando, e se fui diagnosticada com algum problema na gravidez, no meu caso sempre tenho que falar da diabetes gestacional e do hipotireoidismo. A moça me deu uma pulseirinha verde e voltei para a sala de espera para abrir a ficha na recepção.

Não demorou muito, abri a ficha, mostrando a carteirinha do convenio, a identidade e assinando alguns papeis.

Logo depois, tive que esperar o atendimento médico, isso levou um tempinho pois lá eles funcionam a base da cor das pulseirinhas, então quem estava com a verde como eu não precisava de atendimento imediato, e havia algumas mulheres com pulseiras amarelas e laranjas que acabaram passando na frente.

Quando fui chamada, fui para o consultório da médica, mostrei a carta da minha obstetra, ela realizou o exame de toque, falou que não havia nada de dilatação ainda, mas que tinha sentido a cabeça da Manu, o que era um bom sinal.

Ela pediu para eu aguardar na recepção, pois seria chamada para realizar o exame de cardiotoco e pediu que eu realizasse um ultrassom também, porque tinha achado a minha barriga pequena para 9 meses, eu já sabia que era normal, minha barriga não cresceu muito durante a gravidez, mas fazer ultrassom é sempre gostoso, é onde posso ver a minha pequena enquanto ela enrola para nascer!

Depois de alguns minutos, me chamaram para realizar o cardiotoco, para quem não sabe como funciona eu vou explicar: O exame é feito com a gestante sentada ou deitada (isso vai da preferência da paciente), em repouso. A enfermeira coloca dois cintos elásticos com sensores na barriga, neles vão um pouco daquele gel de ultrassom. Um dos sensores é para medir os batimentos cardíacos do bebê e o outro é para ver a frequência e intensidade das contrações (se tiver, claro). Os dados (que são em forma de gráfico) vão sendo impressos em um papel através de uma maquininha que fica do lado da paciente.

O exame dura mais ou menos 20 minutos, só que no meu caso tive ficar 30 minutos pois a senhorita Manuella estava dormindo, e sendo assim, os batimentos não estavam conseguindo ser captados. Até que a enfermeira soou um buzina (sim, uma buzina, literalmente) ao lado da barriga e a Manu deu um pulo, levando um susto, só ai ela começou a se mexer e o exame conseguiu ser concluído.

Para que os dados sejam captados eles pedem que a grávida não esteja sem comer por mais de 2 horas, se estiver a enfermeira pede que você faça um lanche antes de realizar o exame.

Depois do cardiotoco, voltei para a sala da recepção e esperei para fazer o ultra. Me chamaram alguns minutos depois, o médico realizou o exame como de costume, não havia perdido nada de liquido, a Manu estava bem, saudável e estava com 3,2 kg e entre 49 a 52 cm, mas claro que há uma margem de erro.

Sai da sala de ultra, esperei mas um pouco na recepção e retornei para o atendimento médico, onde a doutora avaliou os exames, disse que estava tudo bem, que viu que minha barriga não era falta de liquido e nem perda, é que ela é pequena mesmo, me liberou e eu voltei para casa.

Foram exames de rotina mesmo, só para ver a situação da Manu, e graças a Deus estava tudo bem, a única decepção é que não estava na hora ainda.

A ansiedade tomou conta de mim a semana toda, uma semana inteira sem dormir, e se dormia era em média 2 horas por noite, não consegui pregar os olhos.

Comecei a sentir alguma cólicas, mas não houve sangramento algum, e senti algumas contrações mas só de treinamento.

A Manu continuava se mexendo normal, só estava ficando sem espaço, pois estava crescendo.

A única coisa que realmente atrapalhou a semana toda foi a falta de sono, e a ansiedade em excesso, mas é normal, pois estava faltando apenas 2 semanas.

Mas logo logo a Manu está aqui, fazendo com que eu perca o sono de vez!

Bom meus amores, deu para resumir um pouquinho como foi a última semana.

Quem ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu respondo.

Muito obrigada pelo carinho e apoio!

Um super beijo e fiquem com Deus.

Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page