top of page

Resenha: Perdido em Marte

The Martian, EUA, 2015 Gênero: Ficção Científica Duração: 141 min. Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Michael Peña, Sean Bean, Kate Mara,Sebastian Stan, Chiwetel Ejiofor Trilha Sonora: Harry Gregson-Williams Roteiro: Drew Goddard Direção: Ridley Scott

Eu vou ser sincera que apenas pelo nome, por ver o trailer e o pôster do filme eu esperava algo bem fictício, como tantos outros filmes sobre astronautas, e outros planetas, por isso fiquei com um pé atrás de assisti-lo.

Mas mudei completamente minha opinião! Vem ler o post para saber o porquê.

PERDIDO EM MARTE sai completamente do universo de extraterrestres e ficção que pode ser considerada barata, tem uma ponta de realismo, mostrando um futuro mais ou menos próximo, quando a humanidade já poderá pisar pessoalmente em Marte.

O filme começa quando a equipe de seis astronautas, liderada pela Comandante Lewis (Jessica Chastain), escapam de uma tempestade de areia e pedras e são obrigados voltar para a nave e abortar a missão. Porém, um desses astronautas, o botânico Mark Watney (Matt Damon) é atingido pelo vento e pelos detritos. Dado, assim, como morto pelos companheiros de equipe e deixado para trás, sozinho, em solo marciano.

Por mais que o tenham deixado para trás, seus colegas ficam preocupados e tristes com sua suposta morte. Mark acorda, e encontra-se sem recursos, mas mesmo assim decide usar sua criatividade, e engenho para sobreviver diante das circunstâncias terríveis, afinal, ser deixado a milhões de quilômetros da Terra em um planeta em que não dá sequer para respirar sem ajuda de um equipamento, não é para qualquer um.

PERDIDO EM MARTE não é um filme de que foca apenas nas dificuldades de sobrevivência que Mark passa e em sua inteligência, mas também vemos o que acontece na Terra quando os executivos da Nasa comunicam a todos que perderam um de seus astronautas na missão espacial, e depois de conseguirem fazer contato com Mark, avisam que ele está vivo para a população que passa a acompanhar diariamente o drama do astronauta e o trabalho incisivo da equipe da Nasa para traze-lo de volta, traçando uma missão de resgate. Também vemos, mesmo que pouco, cenas na nave que se encaminha de volta para o nosso planeta.

Chega a ser divertido ver as possibilidades apresentadas para sair de determinada situação, como quando ele utiliza as próprias fezes como adubo para plantar batatas em uma estufa no planeta vermelho, assim como as tentativas do pessoal da NASA de levar inicialmente comida para ele numa sonda.

O filme mescla momentos de tensão e humor, e olha que contém muito mais humor do que o esperado, e isso foi muito bem feito, de forma natural, tornando o longa intenso de forma tranquila e agradável.

O elenco é fantástico, repleto de ótimos atores, a atuação de Damon é excelente. Contando também com fotografia espetacular e uma trilha bem bacana, Perdido em Marte mantém um ritmo bom e prende a atenção do espectador.

Ridley Scott, conseguiu fazer uma produção de qualidade que deve agradar a muitas pessoas, principalmente por ser diferente dos últimos filmes de mesmo gênero.

Avaliação final:

Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page