O que as grávidas podem e não podem... Parte I... (Beleza)
- Beatriz Tsukase
- 18 de set. de 2015
- 3 min de leitura
Oi pessoal! Tudo bem? Hoje por ser sexta-feira teremos nosso papo beleza! Na segunda, postei uma resenha sobre o meu primer favorito, e hoje falarei sobre o que nós gravidas podemos ou não usar e fazer em relação a beleza durante a gestação. E como a lista é comprida, vou dividir esse post em duas partes, a parte I é a de hoje e a parte II colocarei na segunda-feira (21 de setembro). Espero que gostem!

Quando ficamos grávidas geralmente logo na primeira consulta do pré-natal já vamos com uma lista ao consultório para saber o que podemos usar na pele, se podemos continuar com algum tratamento e etc. Isso é o certo a se fazer, e devemos tomar muito cuidado antes de fazer qualquer procedimento estético ou utilizar produtos de beleza, pois dependendo da quantidade e da frequência utilizada podem fazer mal a nós e ao bebe (ou bebês). Então, sempre que quiserem fazer algo ou utilizar algum produto CONSULTEM SEU MÉDICO, eu apenas estou fazendo uma listinha do que a minha médica me proibiu ou liberou durante a gestação. Agora vamos à listinha:
Bronzeamento: Na gestação nós sentimos maior sensibilidade ao calor devido ao metabolismo acelerado, por isso os médicos aconselham evitar situações que causam a desidratação ou superaquecimento, por isso a exposição ao sol deve ser baixa. Tanto o bronzeamento natural ou o artificial podem trazer esse superaquecimento, o que baixa o ácido fólico que é muito importante na gravidez e pode trazer manchas à pele. Os autobronzeadores não trazem esse aquecimento, mas devido a algumas substancias em sua composição podem manchar a pele e causar deformidades ósseas no bebê. Então é melhor evitar qualquer tipo de bronzeamento.
Cosméticos:

O certo é consultar um dermatologista para ele indicar os melhores produtos para seu tipo de pele, mas normalmente eles proíbem o uso de qualquer produto que contenha ácido retinoico, ácido glicólico, e hidroquinona, essas substancias em altas doses podem prejudicar o neném.
Depilação:

Não há proibição para depilação com cera (fria ou quente), e com lâminas. Mas é bom evitar os cremes depilatórios pois alguma substancia pode acabar irritando a pele. A depilação a laser é proibida na gestação, mas os médicos podem acabar liberando durante a amamentação.
Descoloração de pelos:
Eu nunca fui de descolorir os pelos, nunca gostei, mas acabei perguntando na consulta por curiosidade. A médica me disse que é liberado desde que feita apenas com água oxigenada e com baixa frequência, e deve levar em conta que a pele na gravidez fica mais sensível e esse procedimento pode deixá-la irritada.
Esmaltes e Acetonas:

Não há riscos em fazer as unhas durante a gravidez, desde que a frequência não seja exagerada. Existem poucos indícios de que as substâncias usadas nos esmaltes e removedores possam fazer mal ao neném, mas mesmo assim muitos médicos recomendam que façamos as unhas em um intervalo de tempo maior, a cada 15 dias mais ou menos. E lembrem-se de nunca compartilhar alicates, e outros acessórios.
Gel redutor: Geralmente não há contraindicações nas bulas, mas é recomendado evitá-los pois podem provocar irritação na pele ou aumentar o calor na área aplicada o que pode alterar a pressão arterial da gravida.
Hidratante e óleos de banho:
Não há problemas em utilizá-los mas como falei é melhor consultar o dermatologista e ele prescrever o certo para seu tipo de pele.
Shampoo normal, anticaspas, contra piolhos: Não há problema em usar shampoos comuns, mas os de tratamento anticaspa ou contra piolhos são considerados medicamentos e tem o uso proibido na gestação mas, o médico pode recomendar outro tipo de tratamento neste período.
———————————————————————————————————
Bom pessoal, essa foi a primeira parte do post, não se esqueçam que segunda (21 de setembro) concluo esse papo beleza! Espero que tenham gostado, e se tiverem alguma dúvida ou sugestão deixem nos comentários. Muito obrigada pelo apoio e carinho! Fiquem com Deus.